No inverno de 1975, no Havaí, um grupo de surfistas se reuniu no quintal de uma casa e iniciou um movimento em defesa dos direitos das comunidades locais, do meio ambiente e da preservação da cultura havaiana. Assim foi fundado o coletivo Hui O He'e Nalu (trad. Clube de Surfistas de Ondas Grandes), embrião da marca Da Hui (trad. O Clube) – criada posteriormente para potencializar a difusão dos ideais do Hui para além do arquipélago havaiano. Mas nada disso foi por acaso...
Antes, em 1974, um numeroso e barulhento grupo de surfistas australianos e sul-africanos "invadiu" o North Shore de Oahu, de modo nada cordial, em busca de ondas e títulos nos campeonatos de surf – episódio que ficou conhecido como "Bustin’ Down the Door".
Dentre tantas outras formas de desrespeito demonstradas pelos forasteiros, zombar do estilo do surf havaiano, sujar as praias e gritar com os nativos no mar causavam forte constrangimento entre os residentes de Oahu. Sentimentos de ameaça, opressão e injustiça deflagraram a necessidade de mobilização e criação da Hui O He'e Nalu. Desde então, a associação desenvolve atividades de caráter sociocomunitário, cultural, esportivo e ambiental, tudo em benefício de diversas comunidades havaianas.
Atualmente, a Hui O He'e Nalu conta com mais de 400 membros em diferentes lugares do Anel de Fogo do Pacífico, além de milhões de simpatizantes e fãs da marca Da Hui espalhados pelo mundo.
MANIFESTO >>> Viver é o nosso maior patrimônio
Desde o começo, nosso caminho é de luta, reconhecimento e transformação.
Luta pelos nossos direitos, pelos direitos das nossas comunidades e pelo respeito à nossa gente, nossa terra e nosso mar.
Reconhecimento das nossas origens, da nossa cultura e da memória dos nossos antepassados.
Transformação da nossa própria existência por meio do encanto mágico das vivências esportivas recreativas ou competitivas.
Lutando, reconhecemos e transformamos nosso maior patrimônio, tomando posse da vida que construímos ao longo da história.
Só assim conseguimos entender quem somos, por que chegamos até aqui e onde mais ainda precisaremos chegar.
Da Hui

Copyright © 2025 – Todos os direitos reservados.